Mateus Aquino

Roi de 385% em Google Ads, como fazer isso?

Roi de 385% em Google Ads, como fazer isso? Isso na verdade é algo que não acontece da noite pro dia e exige muita coordenação de trabalho em equipe. Assim, fique até o final do artigo, que eu vou te explicar como consegui esse resultado, junto a um cliente.

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é a métrica mais desejada em qualquer campanha de marketing. Isso porque, não adianta se você possui o melhor criativo do mundo, se você não consegue criar uma notoriedade de marca a ponto de gerar resultados financeiros a empresas. E, nesse caso que vou comentar, basicamente alguns fatores foram essenciais, para que fosse possível alcançar um ROI de 385% em Google Ads.

Assim, neste artigo, eu vou comentar sobre esses casos em específicos, embora eu recomende a leitura de meu artigo anterior sobre a mesma campanha em Google Ads, pois, o resultados advém do mesmo cliente, embora alguns fatores tenham contribuído muito para o sucesso da campanha.

serviços exibidos pela imagem de gráficos sobre papel, diante de uma pessoa com um laptop em uma mão e uma caneta, com bloco de anotações em outra

1) O desafio de se manter no topo

Sinceramente, como profissional de marketing, acredito que existem sim muito episódios de sorte, nos quais podem fazer com que campanhas ou ações tenham tido um grande resultado. Porém, fico um pouco apreensivo quando o resultado ocorreu apenas uma vez e o cliente simplesmente desapareceu , sem deixar uma indicação ou testemunho sobre o sucesso de um contratado.

Pensando nisso, optei por continuar os serviços com o mesmo cliente, a fim de provar que os resultados podem vir, quando se há um profissional competente por trás das campanhas. E isso não inclui apenas a pessoa que realiza uma campanha online, mas também a coordenação e participação de colaboradores da empresa cliente, a fim de somar esforços em prol de um resultado positivo.

Dessa forma, a ideia por trás da campanha era não só demonstrar minha proficiência técnica em anúncios online, como conseguir manter resultados satisfatórios repetidas vezes. Logo, não demorou para encarar o desafio novamente de gerar uma campanha com um ROI positivo, mesmo um com um orçamento apertado de R$ 400,00.

2) Alterações realizadas

Diferente do caso encontrado anteriormente, já havíamos tido sucesso com uma campanha capaz de se pagar e gerar resultados. Então, pelo próprio desenvolvimento da conta, tendo um histórico de conversões registrado, ficou um pouco mais simples pensar em qual serviço iríamos vender online.

Contudo, havia outro desafio: o cliente queria vender mais serviços que talvez não fossem possíveis de serem vendidos, diante da limitação do orçamento. Mesmo assim, optei por separar uma parte do orçamento da campanha para aumentar as vendas na outra oferta de serviço.

Logo, estávamos atuando em duas frentes de serviços: o carro chefe que já vendeu bem e trouxe bons resultados, e o um tipo de serviço com demanda desconhecida, mas possível de vendas, devido ao feriado de finados. 

3) O Alinhamento com o time comercial

como começar um negócio com pouco dinheiro, representado por um homem e uma mulher, sobre uma mesa, olhando para papéis, para planejamento.

Em campanhas de Google Ads para pequenos e médios negócios, o que costuma trazer mais resultados, com certeza, é a atração de clientes com demandas já definidas, mostrando o seu negócio como uma alternativa viável àqueles que precisam de seu produto ou serviço. Assim, o Google Ads cumpre justamente esse função, pois as pessoas acabam encontrando o seu anúncio, quando buscam algo de que precisam na internet.

Dessa forma, não é possível você gerar resultados, se não há maneiras de como medir de onde vieram as vendas. Assim, para isso, é essencial criar uma triagem e alinhamento com o time comercial, a fim de estabelecer uma pergunta, para descobrir de onde vieram os novos clientes. 

Isso é fundamental caso você esteja pensando em criar uma campanha ou aplicar Google Ads em sua empresa, pois é dessa maneira que haverá o elo entre a mídia online e as abordagens tradicionais da equipe comercial.

4) Monitoramento de Negociações

Não basta apenas alinhar como estão indo as vendas e se os contatos começaram a chegar no cliente. É essencial ao profissional de marketing, em relação a anúncios online, sempre verificar como estão as negociações com os contatos vindos. 

Isso é importante, pois ocorre uma cobrança indireta do time comercial, além de gerar um controle maior se as vendas feitas no período foram advindas dos anúncios ou não. Isso, pois, à vezes, os clientes adquiridos com os anúncios online não necessariamente clicam no anúncio ou nos botões de conversão. Nessas conversões, estabelecemos sempre uma ação específica dentro do site que contabiliza um contato direto via site, como o envio de um formulário de pedido, por exemplo. 

Assim, é importantíssimo checar como estão as negociações e se foram fechadas vendas durante o período de exibição dos anúncios, pois, algumas vezes, o time comercial pode se esquecer de perguntar de onde vieram as pessoas interessadas no serviço. Por conseguinte, descobre-se que muitas vendas vieram justamente pelos anúncios online, após a confirmação dos clientes.

4) Resultados

Por fim, depois de 2 meses de campanha, os resultados aparecerem e trouxeram novas informações que geraram um ROI de mais de 60%. Contudo, algo muito maior veio, quando levantamos os dados de 1 ano, após o início de nossa parceria:

Neste caso, foram investidos em valor de anúncios via Google Ads, o equivalente a R$ 800,00 no total. Ou seja, levando em conta apenas o orçamento administrado, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) foi de quase 1000%.

Não só geramos um sucesso novamente na mesma campanha, como geramos um resultado de 385% ao longo do ano de 2020, durante nossa parceria. Além disso, houve a aquisição de 5 clientes, que mantiveram-se fiel, a ponto de gerar compras novamente na empresa. Isso, por conseguinte, resultou no aumento do ROI, pois esse valores fechados também entraram na conta da campanha.

Ademais, também tivemos resultados muito interessantes no sentido de ter tido um baixo custo de aquisição de clientes, em torno de R$ 360,00 por cada. Não só isso, como foi registrado um ticket médio de R$ 1749,40, o que representa um valor médio considerável, para cada venda efetuada.

Por fim a métrica mais interessante é o fato da campanha ter gerado um ROI Mensal de 14,08%, o que representa uma ganho muito acima da média, se considerarmos o mercado financeiro por exemplo. Tendo em vista, por exemplo, que Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, conseguiu um ROI médio de 20% ao ano, ao longo da sua carreira. Então, praticamente chegamos perto de bater esse valor anual em quase todo o mês.  

Conclusão

Investir em Google Ads é um dos melhores meios para conseguir resultados a curto e médio prazo para sua empresa. Então, sempre procure profissionais de anúncios online competentes, que possam gerar resultados gratificantes e que se provem ao longo do tempo. Portanto, saiba que, mesmo que R$ 500,00 possam parecer um investimento baixo, ao longo do tempo, eles podem multiplicar o faturamento de seu negócio.

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Mateus Aquino

Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 200.000,00 gerados em vendas à empresa e clientes.

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