Mateus Aquino

Retorno Sobre o Investimento de mais de 120% com Venda de Curso Online no LinkedIn Ads

A criação de cursos online é algo em alta hoje. Principalmente em relação a essa parte de lançamento de infoprodutos. Contudo, nem sempre a venda de cursos online precisa se via lançamento e podem ser feitas corriqueiramente. Assim, neste case, vamos mostrar como fizemos uma dessas vendas recorrentes, a partir de anúncios online.

Fazer a oferta de cursos online é totalmente possível graças a ferramentas de segmentação online, graças ao uso da inteligência artificial pelos veículos de mídia digital. Ainda mais quando se há um nicho de mercado com pouca procura por ferramentas tradicionais com o Google. Assim, iremos comentar um pouco mais sobre este case específico, que foi em relação à oferta de um Curso para gerentes de projetos que trabalham com a tecnologia SAP. Ou seja, um nicho voltados tanto ao B2B quanto ao B2C e extremamente específico.

01) Checar a demanda no Planejador de Palavras-chaves do Google

Quando vamos criar campanhas online, muitas vezes temo que verificar qual canal de mídia seria mais interessante para anunciar online. Sendo assim, diante dos diversos resultados possíveis com o Google Ads, sempre deve considerá-lo como um dos primeiros canais a investir. Assim, para verificar se realmente há demanda para um produto ou não, deve-se analisar o quão concorrido é um termo para anunciar e até mesmo se há demanda mensal em buscas online na plataforma. Confira na imagem abaixo:

sap-resultados

Olhando os dados acima, mesmo com procura para termos como “curso sap activate”, nada constou-se sobre cursos para designer de acessórios de cabelo ou algo parecido. Assim, talvez não fosse interessante investir Google Ads, haja visto que os dados não nos mostram que vai haver uma demanda alta. E agora? Bom, nesses casos, quando não há uma demanda tão evidente via Google Ads, outros canais como LinkedIn Ads podem ser mais interessante, justamente por terem uma inclinação mais corporativa, sendo um público tanto B2B quanto B2C. Inclusive uma dica importante: normalmente quando a demanda por um produto ou serviço não for tão conhecida ou for voltada mais ao consumidor final, O Instagram e o Facebook Ads são ótimos melhores canais para anunciar. Porém, nesse caso, como se tratar de um nicho muito específico e mais voltado ao mundo corporativo, então, o LinkedIn se torna a melhor opção.

02) Construção dos Criativos

Em um cenário ideal, a criação de vídeos sobre um produto ou para oferta do próprio curso é um dos melhores meios para chamar a atenção do público. Contudo, nem sempre estará à disposição a criação desses materiais, devido a questões relacionadas à produção audiovisual ou custo de contratação de serviço. Dessa forma, imagens podem ser tão eficazes quanto vídeos, desde que cumpram a função de exibir os benefícios do produto.

Isso foi justamente o que foi feito no trabalho de divulgação via LinkedIn Ads na campanha. Assim, como as artes eram importantes para chamar a atenção, criamos modelos para definir exatamente o que o produto oferecia e criava como solução: a possibilidade de trabalho direto de casa, com a oportunidade de atualização de uma tecnologia que será descontinuada. Confira conforme o vídeo abaixo:

03) Criação de Página de Vendas e Conversões

Não adianta apenas fazer campanhas via Facebook, Instagram, LinkedIn Ads ou Google Ads. É necessário ter uma maneira de receber contatos para entrar em contato com você. Isso, seja via whatsapp ou principalmente em relação ao tráfego ao seu site, no qual haverá muito mais informações sobre seu produto ou serviço, além de permitir uma automação do atendimento ao cliente.

Assim, canais para contato como o botão de Whatsapp dentro de página de vendas, ou até mesmo a captação de contato via formulários de e-mails são cruciais para agendar uma tentativa de contato com sua marca. Ou melhor ainda, fazer as pessoas entrarem em seu site e comprarem seu produto automaticamente, sem passar necessariamente pelo seu atendimento. 

Contudo, há um problema: como saber exatamente quando houve esses contatos no site, ou até mesmo descobrir se aconteceram compras no site ou no checkout de  marketplaces? É aí que entra nosso trabalho de criação de conversões. Com isso, inserimos tags dentro do site, a fim de criar eventos de rastreamento dentro do site, quando uma ação específica for executada. 

Assim, tendo como referência o botão de compra acima,  a partir de ferramentas como Google Tag Manager podemos criar conversões de compra dentro do site, integrar esse evento ao Gerenciador de Anúncios do LinkedIn e criar uma leitura dos algoritmos da plataforma, a partir da inserção desses códigos de rastreio da própria empresa e do Gogle Analytics (mensuração de ações dentro do site).

Consequentemente, a grande vantagem com isso é que podemos criar um registro do padrão de comportamento dos compradores no site, a fim de criar um banco de dados para a inteligência artificial do LinkedIn compreender um padrão de perfil de usuários. Assim, ficará mais fácil, posteriormente, para realizar outras vendas, haja visto que os algoritmos já compreenderam o perfil de comprador do curso e sua jornada de compra.

Resultados

Como podem ver, o resultados foi muito interessante. Com R$ 1.000,00 foi possível realizar uma campanha de LinkedIn Ads, com um resultados bem expressivo para o curto prazo de funcionamento da campanha (praticamente duas semanas). Assim, tendo esse valor de R$ 1.000,00 de investimento, foi possível ter um faturamento de R$ 2.255,82 ou seja, um Retorno Sobre o Investimento Publicitário (ROAS) de mais de 225%. E não só isso, como também foi possível um Retorno Sobre o Investimento (ROI) de mais de 125%, conforme pode-se verificar nas métricas abaixo:

Conclusão

O LinkedIn Ads junto é uma ótima ferramenta para gerar vendas a curto e a médio prazo. Contudo, deve-se sempre fazer um trabalho mais profissional em relação a essa parte de divulgação, referente à criação de conversões e páginas de vendas para contato. Portanto, este caso de sucesso comprova que é possível vender cursos, produtos e serviços já criados a curto prazo, com base nas ferramentas de anúncios do LinkedIn, desde que utilizadas da melhor maneira possível com o registro de contatos e compras dentro do site.

Autor do Conteúdo

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Mateus Aquino

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