Mateus Aquino

Nicho de Educação: Mais de R$ 15.500,00 faturados com apenas R$ 600,00 em Facebook Ads

O nicho de educação é um mercado muito interessante para realizar investimento em publicidade online . Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora de avaliar em qual canal de mídia paga selecionar. Além de compreender algumas dicas importantes em relação à jornada de compra do consumidor, que iremos te explicar melhor neste artigo.

Investir  R$ 200,00 e multiplicar o valor investido inicial em 38 vezes. Parece muito bom para ser verdade, não é? Na verdade não! Isso é muito comum quando falamos em campanhas de marketing digital em relação a investimentos em anúncios de canais de vendas via e-commerce ou atendimento direto ao cliente por mensagens. Mas, claro, é crucial ter uma boa equipe por trás de suas campanhas, principalmente quando estamos falando sobre o nicho de educação.

Assim, diante do fato que conseguimos faturar mais de R$ 7.000,00 com apenas R$ 200,00, vamos explicar melhor esse case, além de explicar o segredos por trás dessa estratégia.

01) Avaliação Inicial de Canais de Vendas

Quando o cliente inicialmente nos contatou sobre a sua demanda, era nítido que o objetivo final da campanha seria gerar vendas a ponto de pelo menos trazer um retorno em faturamento à empresa. Assim, a meta era criar um novo canal de vendas à empresa, a ponto que financiasse toda a operação de vendas e investimento em mídia paga. 

Contudo, eis que surge a pergunta: qual seria o melhor canal para divulgar online? Bom na verdade esse é sempre o grande dilema dos profissionais de marketing que trabalham com anúncios online. isso, pois, às vezes nem sempre há verba suficiente para testar diferentes canais. Assim, em alguns casos, temos que ser certeiros para não prejudicar a verba disponível. 

Diante disso, para chegar a uma resposta, é necessário consultar como seria o comportamento do possível cliente, inserindo-se dentro da mente do possível comprador. Logo para isso, é necessário compreender aluns critérios:

O seu produto é notório por si só?

Não basta você vender um curso ou aulas de uma língua. O que você precisa fazer e encantar os clientes pelo profissionalismo e qualidade deu seu produto/serviço. Assim, o que é necessário ser feito é chamar a atenção de seu público para mostrar o que o seu trabalho fornece de experiência ou benefício. 

Dito isso, é notório que usar campanhas de palavras-chaves como o formato de rede de pesquisa via Google Ads pode não ser o melhor, pois, se for apenas para divulgar o link do site da empresa, perde-se muito por não poder exibir a qualidade do serviço a partir de imagens ou uma narrativa criada via vídeo ou imagens, para os consumidores finais.

Dessa forma, sabendo que era necessário as campanhas terem um apelo visual pela qualidade e praticidade do serviço, era crucial exibir imagens e vídeos, por meio de canais que permitissem essa divulgação. Consequentemente, optou-se pelo Facebook Ads e Instagram Ads, pois essas plataformas permitem uma exibição de imagens, com base nas opções de preferência e perfil dos usuários das redes.

Ademais, pelo fato de a empresa desejar divulgar o próprio perfil nessas redes sociais, preferiram-se esses canais, comparado aos formato de divulgação via Google Ads, por meio de vídeos e imagens no YouTube ou em sites parceiros por meio de banners, por exemplo. 

02) Não basta anunciar, é necessário chamar a atenção.

Quando se falava no passado que propaganda é a alma do negócio, de certa forma a frase não estava errada. Porém, não basta apenas realizar uma divulgação do produto ou serviço. É necessário criar esforços para que a mensagem seja captada e que chame a atenção do interlocutor. Logo, é necessário criar uma forma de comunicação dinâmica e que possa despertar a curiosidade do usuário. E para isso, a produção de vídeos é uma solução ideal para compilar todas essas exigências. Pensando nisso, confira o exemplo de vídeo abaixo que utilizamos para essa campanha

Para fins de explicação dos criativos, a ideia foi criar vídeos apresentando os benefícios dos produtos de maneira objetiva e prática. Ou seja, o intuito era criar uma campanha que já exaltava os diferenciais do serviço e qual seria a sua funcionalidade, dentro do público que inserimos nos anúncios. Dessa forma, a ideia é que houvesse tanto uma campanha para atingir o público empresarial, quanto o consumidor final.

Resultados

Diante disso, os resultados foram muito satisfatórios, pois, haja visto o valor investido em anúncios, que totalizou R$ 200,00, houve um ROAS de mais de 3.850% (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade – que se calcula pegando o faturamento e dividindo pelo custo do investimento em anúncios). 

Diante disso, os resultados foram muito satisfatórios, pois, haja visto o valor investido em anúncios, que totalizou R$ 200,00, houve um ROAS de mais de 3.850% (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade – que se calcula pegando o faturamento e dividindo pelo custo do investimento em anúncios). 

Resultados - Atualização

Logo após essa campanha, foi realizado outro trabalho de divulgação online. Nele, a mesma estratégia foi executada. Só foi adicionado um valor de R$ 400,00 integralmente no Facebook Ads, conforme as métricas abaixo. No que se pode concluir é a campanha foi tão bem sucedida quanto a anterior, gerando um ROI de mais de 870%.

Conclusão

Caso queira anunciar sua marca de roupas ou dentro do nicho de moda, é importantíssimo se atentar a todos os fatores que apontamos como aqui, como a seleção do melhor canal, a partir do diferencial do seu serviço e o que ele pode impactar nos benefícios ou experiências do consumidor. Portanto, selecione muito bem o canal de que vai precisar, além de, é claro, investir em criativos interessantes que despertem a curiosidade de seu público-alvo.

Autor do Conteúdo

mateus-aquino-lindo-sorrindo

Mateus Aquino

Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 200.000,00 gerados em vendas à empresa e clientes.

Criação e veiculação de outdoor

Criação e veiculação de outdoor A veiculação e criação de Outdoors exigem profissionais capacitados não só para gerenciar e criar as artes para divulgação. Como

Leia mais »

Design It – Apresentação

Apresentação de Produto – Design It Autor do Conteúdo Mateus Aquino Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 150.000,00

Leia mais »
Precisa de ajuda?