Mateus Aquino

Nicho de Moda: Mais de R$ 7.000,00 faturados com apenas R$ 400,00 em Facebook Ads

O nicho de moda é um mercado muito interessante para realizar investimento em publicidade online . Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora de avaliar em qual canal de mídia paga selecionar. Além de compreender algumas dicas importantes em relação à jornada de compra do consumidor, que iremos te explicar melhor neste artigo.

Investir  R$ 400,00 e multiplicar o valor investido inicial em 17 vezes. Parece muito bom para ser verdade, não é? Na verdade não! Isso é muito comum quando falamos em campanhas de marketing digital em relação a investimentos em anúncios de canais de vendas via e-commerce ou atendimento direto ao cliente por mensagens. Mas, claro, é crucial ter uma boa equipe por trás de suas campanhas, principalmente quando estamos falando sobre o nicho de moda.

Assim, diante do fato que conseguimos faturar mais de R$ 7.000,00 com apenas R$ 400,00, vamos explicar melhor esse case, além de explicar o segredos por trás dessa estratágia.

01) Avaliação Inicial de Canais de Vendas

Quando o cliente inicialmente nos contatou sobre a sua demanda, era nítido que o objetivo final da campanha seria gerar vendas a ponto de pelo menos trazer um retorno em faturamento à empresa. Assim, a meta era criar um novo canal de vendas à empresa, a ponto que financiasse toda a operação de vendas e investimento em mídia paga. 

Contudo, eis que surge a pergunta: qual seria o melhor canal para divulgar online? Bom na verdade esse é sempre o grande dilema dos profissionais de marketing que trabalham com anúncios online. isso, pois, às vezes nem sempre há verba suficiente para testar diferentes canais. Assim, em alguns casos, temos que ser certeiros para não prejudicar a verba disponível. 

Diante disso, para chegar a uma resposta, é necessário consultar como seria o comportamento do possível cliente, inserindo-se dentro da mente do possível comprador. Logo para isso, é necessário compreender aluns critérios:

O seu produto é notório por si só?

Não basta você vender uma ecobag, blusa, camisa, chinelos ou qualquer outro tipo de vestuário. O que você precisa fazer e encantar os clientes pela aparência e qualidade de seu produto. Assim, o que é necessário ser feito é chamar a atenção de seu público para mostrar o que o seu trabalho fornece de experiência ou benefício. 

Dito isso, é notório que usar campanhas de palavras-chaves como o formato de rede de pesquisa via Google Ads pode não ser o melhor, pois, se for apenas para divulgar o link do site da empresa, perde-se muito por não poder exibir a qualidade do produto a partir de imagens ou uma narrativa criada via vídeo ou imagens.

Dessa forma, sabendo que era necessário as campanhas terem um apelo visual pela qualidade e praticidade dos produtos, era crucial exibir imagens e vídeos dos produtos, por meio de canais que permitissem essa divulgação. Consequentemente, optou-se pelo Facebook Ads e Instagram Ads, pois essas plataformas permitem uma exibição dos produtos, com base nas opções de preferência e perfil dos usuários das redes.

Ademais, pelo fato de a empresa desejar divulgar o próprio perfil nessas redes sociais, preferiram-se esses canais, comparado aos formato de divulgação via Google Ads, por meio de vídeos e imagens no YouTube ou em sites parceiros por meio de banners, por exemplo. 

Você possui uma boa verba para anunciar?

Isso é importantíssimo, pois, analisando o Google Ads, por exemplo, esse canal pode ser muito interessante, mas é crucial compreender que a verba depositada nele pode ser usada rapidamente e de maneira não tão eficaz, se for apenas divulgar a sua loja ou vários produtos de uma só vez. Por isso que muitas vezes o Google Shopping é uma boa ferramenta, pois você pode divulgar a imagem do produto e alguns produtos específicos. Contudo, é importante destacar que, mesmo assim, o custo de divulgação pode ser maior, devido à concorrência acirrada entre empresas para captar clientes, no leilão do Google Ads.

Assim, pensando nisso, e na possibilidade de captar pessoas com perfis semelhantes ao seu público-alvo ideal, com base em preferências e interesses dos usuários, é importante avaliar inicialmente investir em Facebook. Até mesmo para sair da briga por preços, que acaba sendo bem grande no Google Ads, o que pode acabar gerando a percepção que talvez o seu produto vire uma commoditie, por apenas representar um produto comum, na briga por preço. 

02) Não basta anunciar, é necessário ser diferente

Quando se falava no passado que propaganda é a alma do negócio, de certa forma a frase não estava errada. Porém, não basta apenas realizar uma divulgação do produto ou serviço. É necessário criar esforços para que a mensagem seja captada e que chame a atenção do interlocutor. Logo, é necessário criar uma forma de comunicação dinâmica e que possa despertar a curiosidade do usuário. E para isso, a produção de vídeos é uma solução ideal para compilar todas essas exigências. Pensando nisso, confira o exemplo de vídeo abaixo que utilizamos para essa campanha

Para fins de explicação dos criativos, a ideia foi criar vídeos apresentando as funcionalidades e benefícios dos produtos de maneira objetiva e prática. Ou seja, o intuito era criar uma campanha que já exaltava os diferenciais do produto e qual seria a sua funcionalidade, dentro do público que inserimos nos anúncios. Dessa forma, a ideia é que houvesse tanto uma campanha para atingir o público empresarial com as peças customizáveis, quanto o consumidor final, a apresentação das peças e o uso no dia a dia.

Resultados

Diante disso, os resultados foram muito satisfatórios, pois, haja visto o valor investido em anúncios, que totalizou R$ 413,00, houve um ROAS de mais de 1746% (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade – que se calcula pegando o faturamento e dividindo pelo custo do investimento em anúncios). 

Além disso, houve um Retorno Sobre o Investimento de 449% (ROI – calcula-se a partir da diferença entre o faturamento total e o custo total, dividindo o valor encontrado pelo custo total). Assim, diante do faturamento, o valor investido em anúncios e na gestão das campanhas retornou em mais de quatro vezes. Por fim, o mais importante, foi o resultado final que gerou um lucro líquido de mais de R$ 2.300,00, a partir de uma margem estimada de 40%, o que é factível, devido ao tamanho da empresa em estágio inicial.

Conclusão

Caso queira anunciar sua marca de roupas ou dentro do nicho de moda, é importantíssimo se atentar a todos os fatores que apontamos como aqui, como a seleção do melhor canal, a partir do diferencial do seu produto e o que ele pode impactar nos benefícios ou experiências do consumidor. Portanto, selecione muito bem o canal de que vai precisar, além de, é claro, investir em criativos interessantes que despertem a curiosidade de seu público-alvo.

Autor do Conteúdo

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Mateus Aquino

Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 200.000,00 gerados em vendas à empresa e clientes.

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