Mateus Aquino

Como Fazer um Canal no Youtube e Ganhar Dinheiro?

Como fazer um canal no Youtube e ganhar dinheiro? Essa é talvez uma das dúvidas mais comum para quem está querendo começar na rede e aprender a como monetizar o canal no Youtube. E se você quiser saber como fazer isso, confira este artigo. Isso porque, eu comentarei mais sobre como consegui mais de R$ 24.000,00 com um canal com menos de 300 inscritos.

Para entender mais sobre como fazer um canal no Youtube e ganhar dinheiro, você precisa saber de alguns conceitos importantes que vou te falar neste passo a passo. Isso tudo, com base na minha própria experiência no meu canal, que já me faturar mais de R$ 20.000,00 em menos de um ano. Isso tudo, sem precisar investir nada, haja visto que eu possuo hoje um pouco menos de 400 inscrito em meu canal. A única coisa que você vai precisar é saber mais sobre como editar vídeos, algo que você aqui.

01) Entenda de Inbound Marketing

O essencial de como fazer um canal no Youtube e ganhar dinheiro é justamente e ideia do Marketing de Atração, através do Inbound Marketing. Isso, porque, por meio dessa estratégia que você terá chances de conseguir atrair uma audiência a um baixo custo, sem precisar investir muito ou até mesmo nada. Assim, vou explicar brevemente o que seria o Inbound Marketing, embora você possa também verificar no vídeo abaixo:

Diante disso, inicialmente, você deve produzir conteúdo de valor às pessoas, de forma que elas possam te conhecer de maneira paga ou orgânica. Para mim, com base na minha própria experiência, a melhor forma de ganhar dinheiro mais rápido pelo YouTube é através do tráfego orgânico. Ou seja, você produz um conteúdo de qualidade e você consegue criar uma audiência a ponto de ver sua autoridade e imagem.

Assim, a grande vantagem da produção de conteúdo é que, se o seu conteúdo for muito bom, não há a necessidade de investir em recursos para divulgação. Isso, porque, dependendo do tema que você for falar ou começar o seu canal, você poderá já ranquear nas primeiras posições no Youtube, com poucos inscritos. E isso facilita muita a possibilidade você monetizar o seu canal mesmo com poucos inscritos.

Porém, esse conceito deve estar muito abstrato para você, caso você não tenha familiaridade com o marketing digital. Assim, vamos a um exemplo prático, veja essa imagem logo abaixo:

copy de sucesso no YouTube, com imagem de um vídeo meu em primeiro lugar

Ó eu ali em 1º lugar no YouTube, rsrs.

Como você pode ver, sim, sou eu posicionado em 1º lugar para o termo “como anunciar no Linkedin Ads 2020”. E isso mostra o poder do Inbound Marketing: você pode ter uma publicidade espontânea e orgânica para um assunto que queira criar autoridade. Por conseguinte, há grande chances de pessoas conhecerem o seu trabalho quererem entrar com contato com você, quando você usa esse tipo de estratégia.

Diante disso, não demorou muito para que meu vídeo recebesse várias visualizações e uma pessoa entrar em contato interessado em relação aos meus serviços dessa parte de anúncios. E, assim, só nessa estratégia, eu consegui fechar um contrato de mais de R$ 24.000,00. isso tudo graças ao Inbound Marketing, mas, mais precisamente pela estratégia de Marketing de Conteúdo. Você pode também entender um pouco melhor na prática como funciona isso, no vídeo abaixo:

Assim, diante desses conceitos, entenda que você precisa em primeiro lugar produzir conteúdo, para criar uma audiência e conseguir a atenção das pessoas. Além disso, isso lhe dará a possibilidade de criar uma publicidade instantânea para sua marca ou o seu negócio.

02) Entenda de Search Engine Optimization (SEO)

Para conseguir monetizar o seu canal do YouTube vai ser necessário você dominar não só as habilidades para produzir um bom conteúdo, como saber posicioná-lo na internet. E o conjunto de técnicas que você pode utilizar para posicionar melhor o seu conteúdo online é chamado de Search Engine Optimization (SEO). 

Com isso, vai ser possível você criar não só a publicidade instantânea, como conseguir trazer uma audiência qualificada a sua oferta de produtos, sem pagar nada. E sobre a sua oferta de produtos, já vamos mais à frente sobre o que seria. Mas, por agora, confira este artigo sobre SEO que já escrevi , ou veja o vídeo abaixo sobre SEO, para descobrir mais como você aplicar em seus vídeos:

Diante disso, vou apenas ressaltar alguns conceitos que você deve saber ao produzir conteúdo, referente ao SEO de seus vídeos.

Palavras-chaves

Você deve entender de palavras-chaves, a fim de saber ranquear melhor a sua posição, de acordo com termos procurados na web. Se você viu os vídeos até que te indiquei, você provavelmente deve ter compreendido como isso funciona.

Assim, a ideia é simples: utilize o planejador de palavras-chaves do Google Ads para encontrar termos que você possa ranquear em primeiro lugar ou tenha uma alta chance. Isso principalmente para aqueles termos com buscas mensais entre 100 e 1.000. Além de uma concorrência preferencialmente média ou baixa.

Tempo de duração do vídeo

É essencial que você saiba que, no geral, vídeos mais longos tendem a ranquear melhor no Youtube. Isso na verdade não é uma regra, mas, geralmente, vídeo com mais de 08 minutos costumam ranquear em primeiro lugar no YouTube.

Dessa forma, além do conteúdo bem formulado, é interessante você ter certeza que a maioria dos seus vídeo terão uma duração de pelo menos 08 minutos.

Tempo de duração do vídeo

Não basta você produzir um conteúdo bom se você não retém a atenção das pessoas. E isso é essencial, pois há uma métrica chamada “Taxa de Retenção” do YouTube, que é responsável por gerar um percentual do quanto seu vídeo é assistido. Assim, sempre fique de olho nessa métrica, pois ela é essencial para você se manter nas primeiras posições

03) Venda como afiliado digital

roi-de-385%-em-google-ads-como-fazer-isso

Esqueça Ad Sense, os maiores e melhores Youtubers não dependem de receita vindo anúncios vinculados aos vídeos. Eles vendem diretamente ou indiretamente o serviço ou produtos de parceiros, ou até mesmo produtos deles próprios. A grande vantagem disso é justamente pelo fato de você poder tirar uma boa grana, sem necessariamente precisar cumprir metas de monetização do Youtube.

Dessa forma, a melhor maneira de você poder monetizar o seu conteúdo é sempre ofertar uma espécie de infoproduto ao tipo de conteúdo que você vende. Isso vai permitir não só que você monetize o seu canal sem depender de anúncios, como poderá ter uma receita recorrentes, com renda passiva.

Entre as principais plataformas para você pode ofertar inforprodutos que você quer ser afiliado é a Hotmart e a Monetizze. Nelas, você escolhe um produto digital e recebe um link de afiliado, o qual permite que você coloque na descrição de seus vídeos e ganhe uma comissão caso ocorra a venda.

Diante disso, acaba ficando muito mais fácil criar uma receita com o Youtube, dada a facilidade de ranquear melhor em alguns tipos de conteúdos na rede social. Em seguida, você colocando o seu link de afiliado logo abaixo na descrição e trabalhando muito bem no SEO do seu vídei, com certeza você venderá algum produto.

No meu caso, eu possuo vários vídeos em que coloco links de inforprodutos, o que permite tirar uma renda passiva por meios de vendas. Assim, o ideal é que você faça o mesmo, juntando e aplicando também os conceitos aqui ditos sobre SEO e produção de conteúdo.

E foi com isso – com a venda de inforprodutos – que eu consegui um pouco mais de R$ 4.000,00 vendendo produtos digitais em meu canal no Youtube. Isso tudo me possibilitou criar uma monetização do canal mesmo com um pouco mais de 300 inscritos. Além disso, me deu uma renda passiva que até agora entra em minha conta.

Conclusão

É essencial você procurar utilizar essas técnicas, caso queira começar um canal de monetizá-lo ainda com pouco inscritos. Porém, caso você queira saber mais como você pode fazer isso de maneira mais rápida, confira este link que com certeza irá te ajudar a vender online e como fazer um canal no youtube e ganhar dinheiro

Autor do Conteúdo

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Mateus Aquino

Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 200.000,00 gerados em vendas à empresa e clientes.

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