Mateus Aquino

Otimização de Sites: como elevei o SEO em meu site

Otimização de sites é uma das habilidades mais importantes na hora de criar um webiste. Isso, porque, não basta ter um site agradável esteticamente, se ele não está preparado para a sua função principal: gerar publicidade a menores custos possíveis, para atrair mais vendas.

Otimizações de sites sempre é uma tarefa complexa, envolvendo a parte de construção das páginas e toda estrutura de códigos em seu site e SEO. Porém, você não precisa ser um grande desenvolvedor web para compreender os detalhes que fazem um site ranquear melhor no Google. Inclusive, eu mesmo reconheço que minhas habilidades de programação são limitadas, pois meu objetivo como profissional de marketing é muito mais ligado à ageração de resultados, por vendas online e por times comerciais. 

Apesar disso, isso não foi obstáculo para o desenvolver algumas habilidades a níveis suficientes para construir um site profissional, com níveis de SEO muito satisfatórios. Dê uma olhada em minha pontuações nas ferramentas Google Speed Insights e Sitechecker:

otimização de sites, com imagem de Google Speed Insights, cuja pontuação foi de 84 pontos.
otimização de sites, com imagem da pontuação do site, com base em 82 pontos, como nota do seo checker

Assim, se você quer entender mais como elevei minha pontuações de SEO, que mostrarei abaixo os resultados de avaliação, mesmo não sengo um expert, ou entendo muito sobre desnevolvimento em web, acompanhe este artigo, que vou explicar meus resultados e os processo que executei. 

1) Escolha o que for mais prático e convencional para otimização de sites

Eu jamais poderia ter começado de maneira tão prática e rápida o desenvolvimento de sites, se não fosse a adesão à plataforma WordPress. Isso, porque, de longe, o WordPress é a plataforma mais prática e intuitiva para você desenvolver suas páginas.

Ademais, mutias coisas você realmente não vai precisar nada de programação, o que já facilita para manutenção manuseio posterior, em sua empresa, caso tenha a necessidade de atualizações constantes. Assim, sabendo disso, o passo inicial para desenvolver a sua otimização vai ser escolher os plugins corretos para melhorar o seu site.

Assim, confira abaixo alguns dos plugins que eu utilizei para obter esses resultados.

1) YOAST SEO

O Yoast SEO é um dos melhores plugins para otimizar o seu site. Isso, porque, ele trabalha com um sistema de pontuações, com base em fatores que checam critérios que são pedidos pela ferramenta. Assim, você consegue identificar muito bem o que vai estar melhorando ou prejudicando a sua otimização.

Além disso, ele é bem interessante, pois configura parte importantíssimas do SEO, automaticamente, para você. Uma delas, é justamente a criação do mapa de seu site, de forma que as suas páginas consigam ser facilmente lidas e ranqueadas pelo Google.

2) Really Simple SSL

Um dos fatores de ranqueamento muito importantes no SEO é a parte relacionada à segurança de um site. Entre os diversos fatores que podem interferir se um site é seguro ou não, a existência de um site com certificado em SSL é essencial.

De maneira prática, podemo entender um certificado SSL, como um alvará que indica que um site tem uma proteção contra eventuais furtos de informações. Isso, porque, os dados presentes no site estão armazenados em criptografia, ou seja, somente máquinas conseguem codificar as informações, sendo impossível a humanos, a compreensão dos dados exibidos.

Assim, o certificado SSL pode ser compreendido como aquele pequeno cadeado, no lado esquerdo do domínio, do site. o qual atesta que um site terá esse conexão, segura por meio de dados criptografados.

Dessa forma, para você possuir esse certificado, você, em primeiro lugar, vai precisar confirmar se o seu plano de hospedagem oferece esse certificado em seu pacote. Mas, provavelmente, isso estará incluso em seu plano, pois muitas empresas já oferecem esse tipo de suporte incluso.

Logo em seguida, você vai instalar o plugin Really Simples SSL, o qual fornecerá esse certificado ao seu site, de maneira prática e automática. Só fique atento, caso você esteja usando o construtor de sites Elementor, pois ele pode ocorrer alguns erros. Mas, fique tranquilo, pois haá opções na ferramenta para correção desse problema.

3) W3 Total Cache

Com certeza o W3 Total Cache é um dos plugins mais importante para você fazer a sua otimização, da melhor forma possível. Isso por causa da capacidade de o plugin otimizar os seus códigos, de maneira automática, de acordo com a sua configuração. 

Assim, esse plugin foi responsável por melhorar muito a performance , na parte de estruturação  e tempo de carregamento de página. Além de fornecer opções de carregamento de elementos, de acordo com a sua necessidade, dentro do seu site.

Dessa, forma, minha ideia aqui não é me estender muito e te explicar como configurá-lo especificamente, mas apenas mostrar que esse plugin vai ser crucial para aumentar consideravelmente o tempo de carregamento de sua página.

4) Smush

Imagens são um dos fatores que otimizam a experiência do usuário em sua página, o que, por conseguinte, interfere totalmente no seu ranqueamento. Contudo, você deve se atentar, principalmente, ao tamanho dessas imagens, pois isso pode afetar – e muito – o tempo de carregamento de cada página.

Para evitar esse problema, existe um plugin chamado Smush, o qual  compacta as suas imagens, a fim de diminuir o tempo de carregamento e melhorar a experiência do usuário. E a melhor parte, é que essa ferramenta faz o trabalho duro automático.

Assim, com esse plugin, você não precisa se preocupar tanto com os tamanhos de imagens em seu site. Porém, tente sempre reduzir o tamanho quando possível, a fim de gerar uma otimização mais completa

2) Entenda sobre palavras-chaves

roi explicitado em uma imagem, na qual demonstra uma folha de papel, com diferentes gráficos, sobre o investimento

Como o Google trabalha com palavras-chaves, para determinar quais serão os sites mais relevantes às buscas dos usuários, você precisa se posicionar corretamente. E para fazer isso, há várias maneiras, mas a principal delas, é a partir do uso do Planejador de Palavras-chaves do Google Ads, o qual te dá todas as informações relevantes, para saber quais delas você deve adicionar.

Não existem regras específicas, para saber exatamente quais delas escolher, mas, a princípio, tente sempre escolher as palavras-chaves entre média e baixa concorrência, que já vai ser o suficiente, para ter melhores posições, nos motores de buscas.

3) Tenha controle das suas informações

o que é seo, com a imagem da página inicial do google search console

Não adianta só você ter um site otimizado e bonito, você tem que estar atento a ter controle sobre o seu tráfego. Esse critério não é necessariamente um grande fator de impacto, mas um dos fatores de acompanhamento é essencial, como o Google Search Console. 

Essa ferramenta permite que você faça o Google identificar quais página você quer que o buscador encontre, além de poder ver informações sobre os conteúdos que você produz e sobre todo o site. Assim, ter o Google Search Console instalado em seu site é mais do que fundamental. 

Além disso, é importantíssimo haver a instalação do Google Analytics e o manuseio de ferramentas, como o Google Tag Manager. Mas isso, já envolve uma parte mais avançada, a qual não corresponde ao propósito deste artigo. 

Conclusão

Existem alguns fatores que também contaram nessa performance, como um todo, mas os principais fora estes. Contudo, com esses processos já vai ser o suficiente para melhorar a otimização de seu site. Embora a existência de profissionais não só de SEO, mas marketing seja fundamental para integrar o desempenho voltado às vendas. Portanto, sempre tenha o auxílio de profissionais, com experiência, na hora de otimizar o seu site.

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Mateus Aquino

Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 200.000,00 gerados em vendas à empresa e clientes.

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