Mateus Aquino

O que é SEO? - 05 dicas práticas para aparecer em 1º lugar no Google e YouTube

O que é SEO? Muito provavelmente quando se busca algo no Google ou YouTube, você clica somente nos primeiros resultados, e nem se dá o trabalho de ver os últimos links da primeira página.  Então, se você quer atrair mais clientes e vender online, leia este artigo, que eu vou te falar o que é SEO, que é justamente o que você precisar saber para aparecer em primeiro lugar.

O que é SEO?

SEO ou Serch Engine Optimiziation é o conjunto de ações que você utiliza para aparecer nas primeiras posições em mecanismos de buscas. O Google e o YouTube hoje são os principais mecanismos de busca. Mas, na verdade, em qualquer site que você possua uma aba de procura, você pode essas aplicar técnicas de SEO que veremos hoje, que com certeza vão te ajudar a vender mais.

Mas como o Google consegue identificar qual resultado vai aparecer em primeiro lugar?

o que é seo, representado pelo funcionamento do robô do google, spider, dentro da internet

Basicamente o Google possui um robô chamado de Googlebot ou Spider, que desde da fundação do Google, ele tem a função de vasculhar as páginas da internet. Isso é o que chamamos de “indexar páginas”. Depois que ele verifica as páginas e reconhece a existência, o Googlebot coloca essas páginas dentro de um índice, que pode ser compreendido como uma enorme biblioteca, cheia de páginas da web.

Essa atualização de checagem das páginas é diária e melhorou muito, à medida que o Google foi fazendo atualizações em seu algoritmo. Depois que isso ocorre, quando você faz uma busca na internet, o Google reconhece as palavras-chaves que você procurou e exibe as páginas mais relevantes, com base nos termos buscados.

Apesar das palavras-chaves serem crucias para determinar o que vai ser exibido em primeiro, o Google tem mais de 200 critérios de rankeamento. Assim, existem diversos fatores, para determinar a relevância dos resultados que vão provavelmente corresponde à necessidade da pessoa.

E sabendo disso, o trabalho do SEO é justamente juntar os principais critérios dentro do seu site ou vídeo, para que o seu conteúdo se torne o resultado mais relevante possível. Entendendo isso, agora vamos às dicas para você aparecer melhor nas buscas no YouTube e Google.

1) Defina e planeje muito bem a escolha de palavras-chaves

o que é seo, a partir de imagem de buscador de palavra-chave, do Google Ads

Como dito anteriormente, o robô do Google seleciona quais páginas de maior relevância buscar, de acordo com os termos que você insere na procura. E para você ter maior chances de aparecer, seja o seu conteúdo, ou apenas a sua empresa, você vai precisar identificar quais são os termos que você quer aparecer. E para fazer esse levantamento, você vai precisar utilizar o planejador de palavras-chaves do próprio Google Ads.

Nele, você vai digitar as suas ideias de palavras-chaves e o Google vai te dar a informação da quantidade de vezes que esse termo é procurado no mês, qual é a concorrência e outras palavras semelhantes ou próximas, que você pode estar utilizando para criar o seu site ou conteúdo. 

Eu particularmente prefiro utilizar as palavras-chaves com procuras entre 100 e 1000 buscas mensais, com baixa ou média concorrência. Mas isso não é uma regra e você pode pegar termos mais procurados também. 

Depois disso, você vai inserir esse termos selecionados ao longo do seu site, roteiro do seu vídeo ou artigo. E ao fazer isso, lembre-se sempre de colocar essas palavras-chaves mais no início do seu conteúdo. Pois, quanto mais rápido o Google conseguir varrer o seu site e encontrar as palavras-chaves principais, melhor vai ser a sua relevância. 

Mas, tome cuidado: não vá inserindo várias palavras-chaves iguais, sem contexto ou várias vezes, pois você ser penalizado por Black Hat, que é quando você usa otimizações forçadas, fora do contexto, pra tentar enganar o algoritmo. E vai por mim, não tente enganar a inteligência do Google, que é capaz de você perder o seu site e todo a sua credibilidade na internet.

Para o seu vídeo no YouTube

Coloque as palavras-chaves exatamente como você procurou no keyword planner, ou algo bem próximo, logo no início do título do vídeo e logo no começo da descrição. Isso vai facilitar muito a busca pelos algoritmos, que vão encontrar o seu video mais rápido, quando as pessoas procurarem por ele.

Para o seu site

Você vai precisar antes de tudo, criar um site em WordPress, que é a maneira mais prática e eficaz para fazer um site, sem precisar saber programar. Depois, você vai instalar um plugin chamado Yoast SEO. Ele é bem intuitivo e prático. Então você só vai colocar as palavras-chaves no seu título, descrição da página, e vai adicionar a palavra-chave mais importante como a de destaque.

2) Utilize hyperlinks

Hyperlinks são links que vão direcionar a pessoa a alguma outra página, podendo ser do seu próprio site ou de terceiros. Eles acabam sendo cruciais, pois eles indicam o quanto uma página de um site ou até mesmo um site tem de relevância.

Isso porque, o algoritmo do Google entende que quanto mais citado você é, maior é a sua relevância. Assim, quanto mais páginas tiverem links apontando ao seu site ou vídeo, melhor vai ser para você. Porém, não exagere a ponto de apontar sempre o mesmo link em diversas páginas que não fazem sentido, pois você pode estar cometendo black hat.

Além disso, é interessante você apontar links para outros sites relevantes, pois o Google avalia se você coloca fontes externas, como forma de citação de referências em seu conteúdo. O mesmo vale ao YouTube.

No YouTube

Você vai colocar sempre na sua descrição do vídeo pelo menos um card, com ligação do seu vídeo a outro de seu canal. E no final do vídeo, coloque pelo menos um vídeo em destaque para direcionamento. Além de colocar o seu site, os links para as suas redes sociais, na descrição.

No seu site

Você precisa colocar pelo menos dois hyperlinks para alguma outra página sua e dois hyperlinks apontando para outras páginas de terceiros. Isso já vai ser o suficiente para o Google reconhecer que você ganha e cria notoriedade. E utilize isso mais em páginas de blog e conteúdo. Não é necessário usar hyperlink em páginas comuns, como “quem somos” ou “contato”.

3) Planeje conteúdo e informação relevante

o que é seo, com imagem das mãos de uma pessoa digitando o computador, em um site wordpress

De nada adianta você ter um site otimizado em SEO, ou um canal do YouTube com várias visualizações, se você não produz um conteúdo autêntico e relevante, a ponto de ajudar as pessoas. Isso porque, dentro dos mais de 200 fatores que o Google usa para ranquear uma página, a quantidade de tráfego, tempo de permanência e taxa de rejeição de um site contam muito para ranquear uma página.

Assim, se os seus concorrentes estão produzindo conteúdo, é maior a chance de eles estarem se posicionando acima de você. E para que isso não ocorra, você deve produzir um conteúdo de qualidade, a ponto de atrair e reter mais pessoas ao seu site.

Então, decidido que você vai produzir conteúdo, é necessário fazer um planejamento de quais informações você vai falar. Para isso, é crucial que você planeje pelo menos uns quatro temas, que estejam conectados entre si, para você fazer a citação deles, seja no próprio YouTube ou no seu site.

Além disso, você pode escolher melhor sobre qual conteúdo você vai produzir, por meio das informações do próprio planejador de palavras-chaves do Google, que fornece o número de buscas mensais de cada termo. Assim, eu recomendo que no YouTube você sempre faça um resumo do seu conteúdo, semelhante ao o que eu fiz neste vídeo, para facilitar a leitura do algoritmo em relação ao seu conteúdo.

E para seu site, faça artigos otimizados, de no mínimo 300 palavras, mas de preferência entre 1000 e 2.200 palavras e que estejam conectados entre si. Também não se esqueça de ter uma frequência constante em suas publicações, podendo ter uma publicação a cada uma ou duas semanas.

4) Use extensões e plugins a seu favor

Extensões e plugins são essenciais para você ter uma análise mais aprofundada da sua performance, além de dispensar um grande trabalho, principalmente se você estiver utilizando um site em WordPress. Em relação ao YouTube, existe uma extensão para o Google Chrome chamada de VidiQ.

Ela é fundamental para você ver como funciona a tag de outros vídeos que rankearam para um mesmo tema que você vai escrever. Além de poder ver essas tags, ele te dá informações de requisitos para preencher, o que torna a extensão bem intuitiva e prática para uso.

Caso você esteja criando ou pretende criar um site em WordPress e pretende melhorar o SEO, eu recomendo você utilizar o Yoast SEO, que é um plugin bem prático e intuitivo. O W3 Total Cache é um plugin essencial também, porque ele vai otimizar muita coisa automaticamente, sem você precisar saber programação.

O Smush que é outro aplicativo que vai otimizar as suas imagens e o carregamento delas, automaticamente. E, por fim, AMP para WordPress, para tornar o seu site muito rápido ao carregar em celulares. E não precisa se preocupar, pois com a versão gratuita desses plugins, já é possível ter ótimos resultados.

5) Deixe o Google te conhecer

o que é seo, com a imagem da página inicial do google search console

Entre os 200 critérios que o Google utiliza, alguns vão estar ligado à capacidade de reconhecimento da sua página pelo próprio algoritmo. E existem maneiras que você consegue acelerar o processo de reconhecimento de sua página pelo Google, a partir de ferramentas disponíveis pela própria empresa.

A mais importante delas é o Google Search Console, que possui a finalidade de indexar as páginas de seu site, a partir do seu sitemap XML. O sitemap XML é um arquivo que representa um mapa do seu site, que é formado a partir das suas páginas.

É ele que vai mostrar ao Google que ele precisa vasculhar as páginas listadas naquele arquivo, para que você não perca a oportunidade de aparecer na internet.

Mas não se preocupe em criar esse sitemap, se você utilizar o plugin Yoast SEO em seu site, ele vai criar o sitemap automaticamente pra você. Sabendo disso, você só vai precisar se cadastrar no Google Search Console e inserir a URL do seu site, que o aplicativo fará todo o reconhecimento das suas páginas.

Além disso, não se esqueça de instalar o Google Analytics em seu site, pois é fundamental você ter o controle do tráfego, e você pode fazer isso também com plugins, automaticamente, se estiver usando um site em WordPress.

Autor do Conteúdo

mateus-aquino-lindo-sorrindo

Mateus Aquino

Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 200.000,00 gerados em vendas à empresa e clientes.

Criação e veiculação de outdoor

Criação e veiculação de outdoor A veiculação e criação de Outdoors exigem profissionais capacitados não só para gerenciar e criar as artes para divulgação. Como

Leia mais »

Design It – Apresentação

Apresentação de Produto – Design It Autor do Conteúdo Mateus Aquino Fundador da agência de marketing e performance Aquino Canal, com mais de R$ 150.000,00

Leia mais »

Alavanque seus resultados

Inscreva-se em nossa Newsletters, para receber conteúdos exclusivos de marketing e elevar as vendas de sua empresa.

Precisa de ajuda?